Esculturas de Sebastian em Corian®

Corian® mostra suas possibilidades graças às mãos do escultor mexicano Sebastian, 2014; Design: Sebastián; Foto: DuPont; Fabricação: OT Workshop. Todos os direitos reservados.

O renomado escultor mexicano Sebastian, com a colaboração da DuPont México, apresentou sua nova coleção “Sebastián, um percurso pelos sentidos”, composta por seis novas esculturas trabalhadas em Corian®, um material comumente utilizado em estruturas arquitetônicas e design de interiores. Essa criação demonstra a excelente habilidade do artista em moldar qualquer material e implementar a geometria em qualquer área criativa, como o desenho industrial, a arquitetura, a escultura e a ourivesaria.

Enrique Carbajal, mais conhecido como Sebastian, tem uma ampla carreira artística na América Latina, América Central, América do Norte, Ásia e alguns países da Europa; é o criador de obras monumentais como “O Cavalinho”, “A Porta de Chihuahua”, “Arcos de Guadalajara” ou “O Coiote em Cidade Nezahualcóyotl”, entre outras.

Corian® é um material de alta tecnologia, se caracteriza por ser resistente e termomoldável, e é utilizado em diversos âmbitos, com destaque para o uso em banheiros, cozinhas, fachadas, equipamentos hospitalares e peças de mobília em geral. Nesta ocasião, Mestre Sebastian decidiu trabalhar em parceria com a DuPont e o processador OT Workshop, para criar suas novas esculturas com um material que, até então, não tinha experimentado e que lhe trouxe oportunidades vanguardistas que o ferro não conseguia lhe dar.

“A parceria foi o divisor de águas para que o projeto fosse realizado com sucesso. A imagem criativa do artista refletiu-se perfeitamente em peças tangíveis e trabalhadas em Corian®. Assim como na arte ou na arquitetura, existe uma busca por materiais resistentes, mas que mantenham a elegância, limpeza e estrutura desejadas. Nosso material brinda a possibilidade de não limitar as ideias ou desenhos. Cada obra e cada tonalidade reflete uma parte vivencial do criador, sem deixar de lado a experiência sensorial de quem as vê. Para nós, é um orgulho que um artista do nível do Mestre Sebastian utilize nosso material como inspiração para sua criação”, comentou Juan Carlos Ruiz, Gerente de Vendas da DuPont Building Innovations do México.

“Neste projeto, impregno a obra de sensações que surgem graças à qualidade do material, às diferentes tonalidades e à pureza que não poderia encontrar no ferro tradicional. A cálida sensação que o material transmite, combinada com a elegância e a variedade de tonalidades, me deu a oportunidade de trabalhar com elementos mais finos. Às vezes, trabalho com curvas pronunciadas e, para o mundo, é difícil compreender como foi possível consegui-las, mas essa é parte da técnica que desenvolvemos e aperfeiçoamos ao longo dos anos. Trabalhei com Corian® porque esse material se adapta perfeitamente a qualquer tipo de curva complexa sempre, dando excelentes resultados quando a superfície for trabalhada corretamente”, disse Mestre Sebastian.

“A Malinche”, em Corian® Marine Blue, cujo significado evoca o símbolo de Marina, a deusa da fertilidade, que simboliza a miscigenação mexicana e a mulher com duplo olhar: o olhar de quem vê o mundo espanhol e o olhar de quem vê o mundo indígena.

“O Espelho”, em Corian® Hot, é uma obra de curvas complexas que evoca um espelho de mão representando a beleza, profundamente feminina, mas que carece de espelho, já que está perfurado para simular o universo. Aqui, mais uma vez, estão presentes, em sequência, os dois mundos.

“A Torre”, em Corian® Glacier White, uma coluna de 4 metros de altura que nasce de uma análise das colunas estípidas, com as quais foi feito um retábulo da via sacra e que inspiraram o barroco mexicano e o barroco universal, trazidas ao minimalismo.

“A Garça”, em Corian® Chic Aubergine, uma peça que pertence a uma série de quatro garças que ganhou um concurso em Tsuru. É reconhecida pela carga evocativa que brinda às lembranças do sucesso que Sebastián fez quando esteve no Japão.

“O Xis”, em Corian® Glacier White pertence também a uma série de três peças, e é a evocação à amizade, representada por uma peça tomada pelo braço.

“A Onda”, em Corian® Diamond Blue, uma peça comemorativa de um troféu que é dado a cada ano como premiação aos grandes músicos mexicanos. A onda está quebrando para evocar a peça “Sobre as ondas” de Juventino Rosas, um grande músico mexicano.