Lobby-For-The-Time-Being do Bronx Museum of the Arts

Lobby-For-The-Time-Being, Bronx Museum of the Arts, Nova York; projeto de Adam Jakubowski e Bradley Rothenberg do Acconci Studio; foto de Bradley Rothenberg.

O renomado designer Vito Acconci supervisionou o projeto (desenvolvido por Adam Jakubowski e Bradley Rothenberg do Acconci Studio) do Lobby-For-The-Time-Being. O Lobby-For-The-Time-Being é uma instalação em grande escala feita com a superfície sólida Corian® no hall todo iluminado do The Bronx Museum of the Arts que explora como as pessoas vivem e agitam os espaços públicos. As placas de Corian® na cor Glacier White foram manipuladas para lembrar uma malha – dobrando, esticando e inclinando-a em geometrias complexas.

O excelente recurso de design é uma parede curvada Corian® anexada a duas colunas grandes no meio do hall, que se espalha em todas as direções – criando lugares para sentar, mesas, prateleiras, nichos e muito mais. Sensores de presença ativam as projeções, para que os visitantes que estão usando a estrutura possam orquestrar um show sutil de sombras e partículas de luz. A experiência é equivalente a lançar a voz de alguém.

Sobre Vito Acconci e Acconci Studio: o último trabalho de Vito Acconci foi na área de ficção e poesia; os seus últimos poemas reduziram as palavras para estimular a viagem de escritórios e leitura pela página. No final dos anos 1960 e início dos anos 1970, o seu primeiro trabalho de arte usou atuação, fotos, filmes e vídeos como instrumentos de análise e relacionamentos interpessoais. As suas instalações de áudio e vídeo em meados dos anos 1970 transformaram um espaço de amostra em um local de reunião da comunidade. O seu jogo arquitetônico do início dos anos 1980 criou espaços performáticos para observadores, cujas atividades resultaram na construção e na desconstrução de protótipos de casas. Em meados dos anos 1980, o seu trabalho mudou para a área de arquitetura, paisagens e design industrial; em 1988, ele criou o Acconci Studio, um workshop teórico sobre design e construção.

O método era, por outro lado, criar novos espaços transformando os antigos por completo; e, por outro lado, inserir em um site uma cápsula que se expande e se transforma. A tendência é direcionar os sites restantes e as regiões, onde as hipóteses possam ser construídas e testadas. A Arquitetura era tratada como uma ocasião para a atividade; os espaços ficaram mais fluidos, modificáveis e portáteis. A empresa concluiu recentemente uma ilha artificial em Graz e uma galeria ajustável em Nova York, uma loja de roupas em Tóquio, uma praça em Memphis, uma fachada para a estação elevada de metrô em Coney Island.

Sobre o Bronx Museum of the Arts: fundado em 1971, o Bronx Museum of the Arts é um museu de arte contemporânea que aproxima diversos públicos a uma experiência urbana, por meio da sua coleção permanente, mostras especiais e programas educativos. Refletindo as comunidades dinâmicas dos municípios, o Museu é o centro onde os artistas, os residentes locais e os visitantes nacionais e internacionais se encontram. O Museu fica em Grand Concourse, um ponto de referência contemporâneo marcante, projetado pela mundialmente conhecida Arquitectonica.